AtendimentoSeg a Sex | 7h30 - 12h e 13h30 - 21h / Sáb | 7h30 - 17h

Manejo comportamental e cognitivo-comportamental para autistas

Manejo comportamental e cognitivo-comportamental para autistas

Participantes:

Objetivo: Curso introdutório sobre avaliação e intervenção para pessoas com autismo sob a ótica da análise de Comportamento.

 

Conteúdo programático

Conceitos básico de análise do comportamento e intervenções comportamentais precoces e intensivas

Sinais de risco e alerta para Transtorno do Espectro do Autismo (instrumento de avaliação e rastreio)

Avaliação de objetivos de ensino – Habilidades básicas (Discriminações simples, discriminações condicionais visuais e auditivo-visuais, imitação, tato, mando, ecoico, brincadeiras funcionais e independentes – Nível 1 VB MAPP)

Estratégias de intervenção – ensino por tentativas discretas e ensino em ambiente natural

Estratégias para manejo de problemas de comportamento

 

Sobre a professora


Dra. Christiana Gonçalves Meira de Almeida – Psicóloga – CRP 06/86297
Graduada em Psicologia (UNESP), formação em Neuropsicologia pelo Departamento de Neurologia (HCFMUSP), especialização em Psicologia da Saúde (UNESP), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, UNESP). Doutorado em Psicologia (UFSCar) com estágio de doutorado pela The University of Kansas.

Atualmente, trabalha como terapeuta, planejando e implementando atendimentos de intervenção precoce e intensiva através da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), fazendo atendimento domiciliar e em consultório. Desenvolveu pesquisas relacionadas ao ensino de comportamento verbal para crianças pequenas no Laboratório de Interação Social (LIS – UFSCar). É professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo – LAHMIEI – UFSCar e foi vice coordenadora da Fundação PANDA – Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Aprendizagem (2015 -2019).