AtendimentoSeg a Sex | 7h30 - 12h e 13h30 - 21h / Sáb | 7h30 - 17h

Janeiro Branco

Janeiro Branco

No dia 27 de janeiro de 2019, das 8 às 11 horas, o Nexo realizará um evento no Jardim Botânico, em Americana, acerca do Janeiro Branco!

Teremos arte, música, atividade física, mindfulness e muita conversa para deixar seu dia especial…ficou curioso para saber o que é o Janeiro Branco e como estas atividades estão ligadas a isso? Confira o texto abaixo e venha prestigiar nosso evento…é totalmente gratuito.

Esta será uma ação de muitas que o Nexo promoverá ao longo do ano visando promover a saúde mental!

 

O que é o Janeiro Branco?

É uma campanha que visa promover uma atitude reflexiva acerca da qualidade da vida que levamos e incentivar atitudes que possam favorecer a saúde mental e bem estar das pessoas.

Sabia mais – http://janeirobranco.com.br/

 

Arteterapia

A arteterapia é uma técnica que mescla atividades da psicologia e das artes e tem ampla aplicação no tratamento de uma multiplicidade de transtornos mentais, bem como tem sido utilizada como técnica complementar para estimular situações de boa saúde mental e qualidade de vida na medida que favorece a expressão dos sentimentos e emoções e facilita formas de ajuste destas emoções a diversas situações da vida das pessoas.

A arte traz à tona uma série de processos psicológicos atuais e históricos da pessoa e permite a ela desvendar estes processos e trabalhar questões com técnicas focadas na expressão dos sentimentos. Também permite explorar o potencial criativo das pessoas com uma abordagem diferente das tradicionais em psicologia facilitando a integração de elementos de sua personalidade.

Saiba mais – https://www.vetoreditora.com.br/noticia_detalhe.asp?idJetinfo=9721

 

Musicoterapia

A musicoterapia é uma atividade que envolve recursos musicais aplicados ao manejo da saúde mental seja de forma preventiva como de tratamento, favorecendo boa qualidade de vida e bem-estar. Requer que o profissional domine técnicas de terapia psicologia e da música e tende a ser usada para favorecer uma ampla gama de processos psicológicos e mentais como o relaxamento, atenção, concentração, criatividade, dentre outros.

Além disso, seus recursos facilitam a expressão de sentimentos além de processos de aprendizagem, comunicação, relacionamento, sendo muito usado nestes fins.

Saiba mais – http://www.apemesp.com/

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/

 

Mindfulness

O processo de mindfulness (atenção plena) é uma técnica amplamente utilizada para a facilitação do bem-estar, qualidade de vida e saúde mental. Envolve manter a atenção focada nas experiências que ocorrem no corpo no momento presente, percebendo tudo o que sente e o que isso pode significar para você. Assim você pode se abrir para a criatividade e trabalhar a aceitação de experiências dolorosas auxiliando a lidar com situações que geram ansiedade e estresse, bem como a regulação das emoções.

No contexto da saúde tende a ser usada no tratamento de diversos problemas bem como na estimulação da atenção e controle da ansiedade e depressão, mas também age como prevenção para alguns destes problemas. Tem sido utilizada com técnicas de meditação auxiliando no autoconhecimento e equilíbrio emocional.

Saiba mais – https://academiademindfulness.com.br/

 

Atividade física

Além da melhora da saúde física, condicionamento e fortalecimento muscular, a atividade física desempenha um papel importante no processo de saúde mental bem-estar e qualidade de vida. Seus benefícios vão desde melhora da memória, atenção e aprendizagem ate a regulação da emoção, redução de stress e ansiedade e melhora da depressão e qualidade do sono.

As ações cerebrais que ocorrem durante a prática da atividade física tendem a trazer inúmeros benefícios para o estado mental e bem-estar das pessoas. A prática orientada para tratamento de ansiedade e depressão envolve atividades específicas que tendem a favorecer redução mais rápida destes quadros também.

Saiba mais – https://hospitalsantamonica.com.br/os-beneficios-do-exercicio-fisico-na-saude-mental/

Compartilhe...